Núcleo Atuarial de Previdência

logo_coppetec logocoppe45novo
COPPE - COPPETEC

logo_coppe2logo_coppetec


.

 



Apresentação



Apresentação
A COPPE comemora em 2009 seu 46º aniversário. A instituição que ajudou a criar a pós-graduação no Brasil nasceu em 1963, disposta a ser um sopro de renovação na universidade brasileira e a contribuir para o desenvolvimento do país.
Fruto da inquietação de um homem, Alberto Luiz Coimbra, teve como embrião o curso de mestrado em Engenharia Química. Nos anos seguintes, foram implantados outros 11 programas de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado que, hoje, formam a instituição.
Ao longo de quatro décadas, a COPPE tornou-se o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. A instituição que já formou mais de 9 mil mestres e doutores conta hoje com 300 professores - doutores em regime de dedicação exclusiva, 3 mil alunos e 350 funcionários, entre pesquisadores e pessoal técnico e administrativo. Para atender as demandas de sua crescente produção científica e o desenvolvimento de projetos de pesquisa contratados, conta com 113 modernos laboratórios, que formam o maior complexo laboratorial do país na área de engenharia.
O padrão de excelência se reflete na produção acadêmica. Anualmente são defendidas na instituição cerca de 150 teses de doutorado e 300 dissertações de mestrado. Seus pesquisadores publicam por ano, em média, 1500 artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais e congressos. Na última avaliação da Capes, oito dos 12 cursos da COPPE obtiveram os conceitos 6 e 7, os mais altos do sistema, e a média total da instituição foi 6, conceito atribuído a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dos 10 cursos de pós-graduação de engenharia oferecidos no país que obtiveram conceito 7, seis são da COPPE.
No cenário internacional, a COPPE possui projetos em cooperação com várias instituições científicas de renome mundial e tem em seus quadros docentes que integram comitês e entidades de pesquisa de vários países. Seis de seus professores participaram do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, entidade que em 2007 foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz.
Apoiada nos três pilares que desde sempre a norteiam - a excelência acadêmica, a dedicação exclusiva de professores e alunos e a aproximação com a sociedade -, a COPPE destaca - se como centro irradiador de conhecimento, de profissionais qualificados e de métodos de ensino, servindo de modelo para outras universidades e institutos de pesquisa.


Compromisso com o País e a Sociedade



Compromisso com o País e com a sociedade
Ciente da importância do papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país, a COPPE criou uma estrutura voltada para a gestão de convênios e projetos. Desde que foi inaugurada, em 1970, a Fundação Coppetec já administrou mais de 10 mil convênios e contratos com empresas, órgãos públicos e privados e entidades não-governamentais nacionais e estrangeiras.
A parceria com a Petrobras, que completou 30 anos em 2007, foi o primeiro grande convênio de cooperação celebrado entre a empresa e uma universidade. Em 1985, já havia em operação 33 plataformas fixas projetadas com base no trabalho da COPPE. A parceria virou referência internacional e ajudou a erguer a tecnologia que hoje dá ao Brasil a liderança mundial da exploração e produção de petróleo em águas profundas. O país economizou bilhões em divisas e conquistou a auto-suficiência em petróleo.
Também foi pioneira na aproximação da academia com a sociedade. Transformando resultados em riquezas para o país, criou em 1994 a Incubadora de Empresas, cuja atuação já favoreceu a entrada de 90 serviços e produtos inovadores no mercado. Por ela passaram 31 empresas, que já ganharam autonomia, e outras 15 estão ali abrigadas.
A COPPE lançou uma ponte entre o Brasil dos incluídos e o dos excluídos, colocando a engenharia e suas tecnologias para enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais. Para atuar nesta frente de trabalho, inaugurou em 1995 a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, que já criou milhares de postos de trabalho e se tornou referência, tendo seu modelo replicado em outros estados e países.
A criação e o fortalecimento de empresas inovadoras, que introduzem novos produtos, processos e serviços diferenciados no mercado consumidor, representam importantes desafios a serem enfrentados no Brasil. Nesse sentido, ao final de 2007 foi criado o COPPE-Produto, cujo objetivo é viabilizar empreendimentos tecnológicos de alto valor agregado.
Também em 2007, foram criadas áreas temáticas integradoras, entre elas as áreas da Engenharia da Saúde, Engenharia Molecular e Nanotecnologia, com a finalidade de incentivar atividades transversais de ensino e pesquisa na COPPE.
A COPPE se transformou em referência sem perder a essência que deu origem a sua história: a ousadia, o espírito crítico, a profunda ligação com a realidade brasileira, o compromisso com a inovação e com o desenvolvimento do Brasil.

Fundação COPPETEC


Fundação COPPETEC
A Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - COPPETEC é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, destinada, a apoiar à realização de projetos de desenvolvimento tecnológico, de pesquisa, de ensino e de extensão, da COPPE e demais unidades da UFRJ. Seu público é composto por órgãos governamentais, privados, entidades multilaterais e empresas privadas nacionais e estrangeiras.
A Fundação foi criada há 15 anos, em 12 de março de 1993, a partir de um departamento da COPPE, originalmente chamado de COPPETEC, instituída em 1970. Desde então as suas atividades somam mais de 37 anos de serviços prestados a comunidade tecnológica, científica e empresarial.
Desde o primeiro projeto - assinado com FURNAS Centrais Elétricas em 1970 - cerca de 10.000 projetos foram realizados, com êxito em diversas áreas tecnológicas e de relevância para a sociedade. Atualmente, sua estrutura administra mais de 600 projetos simultaneamente, a qual passa por modernização e aperfeiçoamento, com a implantação de sistemas e procedimentos mais eficientes, e treinamento de seu pessoal.
Além dos serviços prestados na gestão dos projetos, do início até o encerramento, a Fundação COPPETEC atua na proteção de patentes, marcas e outros direitos do sistema de propriedade intelectual, como programas de computador.
As ações desenvolvidas pela Fundação COPPETEC se destacam por seu profissionalismo, multiplicidade de serviços e agilidade na execução de projetos conduzidos por mais de trezentos docentes e pesquisadores.
Obedecendo às exigências legais, a Fundação COPPETEC é auditada regularmente pela Curadoria das Fundações do Ministério Público Estadual e por outros órgãos públicos de fiscalização, o que a obriga a estar permanentemente em dia com suas obrigações fiscais, legais e institucionais. Como uma fundação de apoio a uma Universidade Federal, a COPPETEC é devidamente credenciada pelo MCT e ME.

TOPO

A Missão da COPPETEC


A Missão da COPPETEC
A missão da Fundação COPPETEC é atender com qualidade os seus clientes na gestão de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento, capacitação e formação de recursos humanos, bem como no apoio a contratos e convênios de desenvolvimento e fornecimento de serviços técnicos especializados.
Neste sentido, os seguintes serviços são prestados pela Fundação COPPETEC:
• Gestão de Convênios com órgãos públicos e privados para realização de pesquisa, desenvolvimento, treinamento e formação de recursos humanos, bem como para o desenvolvimento e fornecimento de serviços técnicos especializados.
• Gestão de Contratos com órgãos públicos e privados para desenvolvimento de pesquisa conjunta e/ou prestação de serviços técnicos (diagnóstico, análise, testes e outros), fornecimento de know-how, licenciamento de patentes e transferência de tecnologia.
• Importação de Materiais e Equipamentos com base na Lei 8010/90 que beneficia
a aquisição no exterior com isenção de tributos, desde que voltados para projetos de pesquisa.
• Gestão de Compras de Bens e Serviços observando a lei 8666/93 e demais legislações pertinentes, desde a análise da estratégia de compra, até a elaboração de edital e a realização de pregão eletrônico.
• Gestão de Propriedade Industrial, assistência jurídica especializada para atender aos procedimentos necessários à obtenção de patentes nacionais ou internacionais bem como assistência no licenciamento de uso de patentes e softwares e na elaboração de contratos de transferência de tecnologia.
• Assistência Jurídica especializada na administração de projetos e serviços técnicos especializados.
• Gestão financeira do fluxo de caixa de projetos e procedimento para pagamento de fornecedores e pessoal envolvidos nos projetos.
• Gestão de Pessoal para os projetos tais como formalização de procedimentos para admissão temporária e CLT, bolsistas e prestadores de serviços eventuais.

TOPO

Atuação da COPPETEC


Atuação da COPPETEC
A Fundação COPPETEC atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, consultoria, laudos, perícias e pareceres, estudos e prospecção tecnológica, análises ensaios e testes, além de cursos de especialização e de curta duração tanto abertos para o público quanto exclusivos para empresas.
Para atender à esta demanda, a Fundação conta com o vasto corpo de consultores, constituído por professores e pesquisadores da COPPE, cuja área de atuação compreende os principais campos da engenharia.
As páginas dos Programas da COPPE na Internet disponibilizam o acesso direto às principais informações relativas ao corpo docente e de pesquisadores, às respectivas áreas de pesquisa e laboratórios que permitem à Fundação COPPETEC conduzir, com eficiência e seriedade, projetos demandados pela sociedade brasileira.

TOPO

 

Produtos NAP

NAP  : Home COPPE - COPPETEC
Biblioteca
support2